Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Juliana Tô de Bolhas é uma das atrações abertas ao público nesta quarta-feira

Balneário Camboriú vai sediar a 5ª Semana Lixo Zero. A programação começa nesta quarta-feira (17) e segue até dia 28 de outubro. São cerca de 100 ações com o tema “Lixo Zero é uma atitude cidadã”.

O evento tem objetivo de divulgar boas práticas na gestão dos resíduos, além de inspirar outros segmentos para a tomada de ação.

A programação começa nesta quarta com atrações gratuitas e abertas ao público, a partir das 17h30. Em frente ao Teatro Bruno Nitz acontecem apresentações artísticas de: “Onda de Desperdício”, Juliana Tô de Bolhas, Thomas e grupo de percussão.

A abertura da Semana será oficializada às 18h, na Galeria de Arte, que fica dentro do Teatro. Em seguida será realizada a abertura da exposição coletiva de arte sustentável “Transmutare”, que ficará disponível para visitação gratuita até dia 28.

A programação segue com palestras, oficinas, feiras de trocas, atividades esportivas e rodas de conversa.

Confira aqui a programação completa.


A Semana

Este ano, mais de 65 cidades realizam a Semana Lixo Zero. O evento é organizado por voluntários locais, com apoio de empresas privadas e instituições, em parceria com o Instituto Lixo Zero (ILZ), idealizador da iniciativa.

De acordo com uma das organizadoras, Luciana Andrea de Jesus, a expectativa para esta edição é superar o número de ações realizadas nos últimos anos, buscando superar a meta de 100 ações e envolvimento de mais de 200 voluntários.

A ideia é mostrar para a sociedade que os recursos públicos usados para gestão e encaminhamento de resíduos podem ser investidos em saúde, educação ou infraestrutura. Além disso, o investimento em compostagem de resíduos orgânicos e em reciclagem gera emprego e renda.

Quem realiza

Na cidade, o evento é organizado por Luciana Andrea de Jesus, em nome do Instituto Eco Cidadão, por Lívia Garcia Prado, Luísa Garcia Prado e Vivian de Mello Cionek, em parceria com o Instituto Lixo Zero. Neste ano, o evento conta com patrocínio do Restaurante Das Antiga Taquaras e do Barco Pirata.

O interesse em patrocinar o evento está ligado ao alinhamento das empresas com a busca de soluções sustentáveis para seus clientes.

O Restaurante Das Antiga é exemplo de boas práticas na gestão dos resíduos sólidos através da destinação dos resíduos orgânicos para compostagem e da busca por destinação adequada para todos os resíduos recicláveis. O Barco Pirata dá destinação adequada a todo o óleo lubrificante de seus barcos e vem trabalhando para adaptar as operações em busca da redução constante de resíduos.

O evento também tem apoio financeiro, institucional e operacional de diversos parceiros focados em contribuir com a mobilização e transformação de nossa cidade: TapLimp Lavanderia de Tapetes, Supermercados Meschke, Queen’s Bakery, Tribo da Água Escola de Mergulho, Programa Terra Limpa de Educação Ambiental, Restaurante Harmonia da Terra, Câmara de Dirigentes Lojistas de BC, Petro Jr. – Empresa Junior de Eng. Petróleo, Casa Blanca Cozinha e Cerveja, Sesc, Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Vovó Dilecta, In Pot, Brigadê e Pharmapele.

O que é o conceito Lixo Zero?

Segundo o Instituto Lixo Zero, o conceito lixo zero consiste no máximo aproveitamento e correto encaminhamento dos resíduos recicláveis e orgânicos e a redução – ou mesmo o fim – do encaminhamento destes materiais para os aterros sanitários eou para a incineração.

De acordo com o conceito estabelecido pela ZWIA – Zero Waste International Alliance –Lixo Zero é: “uma meta ética, econômica, eficiente e visionária para guiar as pessoas a mudar seus modos de vidas e práticas de forma a incentivar os ciclos naturais sustentáveis, onde todos os materiais são projetados para permitir sua recuperação e uso pós-consumo.”

Acompanhe novidades na página da SLZ.

O Página 3 é um apoiador da Semana Lixo Zero Balneário Camboriú.

Fonte: Página3