Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

A Premium Crew, composta pelos artistas locais Diego Diant, Vetus Premium e Berejuk, deram vida nova a uma das paredes da Casa Linhares, no bairro da Barra, centro histórico de Balneário Camboriú.

O painel é uma contrapartida de um projeto aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura, para Associação de Skate de Balneário Camboriú. O projeto em si já havia garantido um mural grafitado na pista da Barra Sul, e a contrapartida acabou trazendo mais um legado para o cenário urbano da cidade.

Brrejuk contou que a resposta das pessoas que circulam pelo local foi imediata e muito positiva. Ele agradeceu o apoio de Ramon Bagnara, que colaborou tanto para este mural como para o da pista.

A Casa Linhares fica ao lado da Praça do Pescador e da Passarela da Barra e a visitação é livre.

Casa Linhares

Casarão construído com tijolos maciços, madeira trabalhada manualmente e janelas coloniais. Ademar Rebelo Linhares realizou a obra com a comercialização de grãos de café, para ser o lar com sua futura esposa, Néia Bastos. As telhas foram fabricadas na Olaria Bastos, da família de Néia.

Eles casaram em 1956 e tiveram 11 filhos. No casarão também tiveram um próspero armazém, um dos primeiros da região.

É interessante ressaltar que, neste mesmo local, antes da construção do casarão, havia uma pequena casa de madeira que foi sede do primeiro partido republicano de Santa Catarina.

Depois que Ademar Rebelo Linhares faleceu em 1993, a casa foi alugada para comércio. Hoje a Casa Linhares é um ponto de memória, onde acontecem manifestações culturais.

 

 

Fonte: Página3