Flamingo dos Andes

Por Carla Cravo

DIA MUNDIAL DAS AVES MIGRATÓRIAS – Comemorados no segundo sábado do mês de maio e de outubro

Santa Catarina tem muito a comemorar no Dia Mundial das Aves Migratórias com a visita ilustre de três espécies migratórias na cidade de Tijucas. O que movimentou a rotina dos observadores e pesquisadores de aves.

A presença de uma família de sete flamingos-dos-andes (Phoenicoparrus andinus) que visitam Santa Catarina anualmente foi o que atraiu dezenas de observadores de aves, inclusive fora do estado. Mas a surpresa especial foi ao encontrar a Agachadeira-mirim (Thinocorus rumicivorus), fotografada por Julio Castellain no último dia 02 (quarta-feira) e o maçarico-de-costas-brancas (Limnodromus griséus), fotografado por Hermes Haerchen, domingo dia 06, sendo os dois primeiros registros para o estado.

A região é considerada um santuário de aves migratórias e frequentada por observadores de pássaros. O biólogo e pesquisador Cristiano Voitina, autor do livro “Aves Catarinenses” (2017), destaca a Praia de Tijucas como importante área de descanso e alimentação de aves em migração. Das 503 espécies registradas no seu livro, 14 delas foram fotografados na Foz do Rio Tijucas.

Agachadeira (Foto: Cristino Voitina)

E daí surgiu uma boa ação. Durante as duas ultimas semanas, uma inquietude tomou conta dos frequentadores da Praia de Tijucas, o lixo. A partir desta movimentação um grupo de pesquisadores, biólogos e observadores de aves, comprometidos com a manutenção deste ambiente, estão propondo uma mobilização na região. No próximo dia 26 (sábado), a partir das 8h, acontece um mutirão de limpeza no lado sul da Praia de Tijucas. O ponto de encontro é o estacionamento que dá acesso à praia.

Estão envolvidos na ação as seguintes entidades: Comitê Tijucas Biguaçu, Associação Metropolitana de Observadores de Aves (AMOA), Clube dos Observadores de Aves da Mata Atlântica (COAMA), Aves Catarinenses e Instituto de Desenvolvimento e Integração Ambiental (IDEIA).

Informações: 47 99953-9049 Carla Cravo.

Carla é bióloga e educadora ambiental, mestre em Educação.

Fonte: Página 3