(MARLISE SCHNEIDER CEZAR/JP3) – Uma forte emoção tomou conta da delegação de Balneário Camború, na tarde deste sábado (28), quando foi anunciada a classificação geral dos Joguinhos Abertos, em Curitibanos: terceiro lugar no quadro final de pontos e campeão por troféus. Nada menos do que seis troféus de campeão e um de vice.

“Nunca chegamos tão perto do título. São conquistas inéditas e expressivas para Balneário Camboriú, porque são um estímulo para avançar, progredir e esses atletas têm 16, 17 anos e um longo caminho pela frente”, comemorou o superintendente da Fundação Municipal de Esportes (FMEBC) David La Barrica.

Ele anunciou que as conquistas serão comemoradas em carreata neste domingo pela manhã, pela avenida Brasil e avenida Atlântica. Os campeões individuais e os capitães de equipes campeãs desfilarão em carro aberto dos bombeiros. A concentração será às 9h30 em frente ao Corpo de Bombeiros. “Estamos convidando a comunidade para participar e prestigiar e desta forma incentivar a prática do esporte em nossa cidade”, convidou La Barrica.

Quadro de Pontos

No quadro geral de pontos, Balneário Camboriú somou, ficando atrás da campeã geral, Joinville com 117 e Blumenau com 103, mas à frente de Itajaí com 85 e Chapecó com 71 pontos.

Quadro de Troféus

Balneário Camboriú ganhou 6 troféus de campeão e um de vice, deixando em segundo lugar Joinville, depois Blumenau, Florianópolis e Itajaí.

Quadro de Medalhas

Balneário Camboriú foi o municipio que conquistou o maior número de medalhas de ouro: 12. Destas, seis vieram no atletismo masculino e as outras seis foram conquistadas pelo atletismo feminino, futsal feminino, handebol feminino, vôlei feminino, vôlei masculino e vôlei de praia masculino.

As cinco medalhas de prata vieram no atletismo feminino, judô feminino, karatê masculino, vôlei de praia feminino e taekwondo duplas.

As 11 medalhas de bronze vieram no atletismo masculino (4), judô feminino (3), atletismo feminino, karatê masculino, taekwondo feminino e taekwondo masculino.

Surpresa total

A diretora de esportes comunitários da FMEBC Mariana Dalvesco, coordenadora da delegação em Curitibanos, disse que todos viajaram para os Joguinhos com intenção de melhorar os resultados da edição anterior, mas as melhores expectativas foram superadas.

“Não esperávamos estar entre os três melhores do Estado, até porque nossa delegação não é grande comparada às delegações de cidades como Joinville, Blumenau e Itajaí que vão com 250 até 300 atletas e como se pontua até o oitava colocação, quanto mais atletas levar mais chance de pontuar. Não viemos com número. Viemos com qualidade, é mérito dos nossos técnicos, dos atletas e do trabalho que a Fundação vem fazendo desde 2017. Este resultado só vem coroar esta que está sendo a melhor campanha de Balneário nos Joguinhos”, disse Mariana.

Ela lembra que esta é a categoria que antecede a principal, então a colocação abre caminhos e esperanças para a principal competição do Estado; os Jogos Abertos de Santa Catarina.

Mudanças

Mariana também atribui o resultado como consequência das inovações que começaram a acontecer no ano passado, com o então diretor técnico Roberto Ferreira.

“Demos continuidade a esse trabalho que ele começou, como a questão da implantação do setor de inteligência do rendimento; as alterações que promovemos nas competições, nos alojamentos, desde o tipo de alimentação servida até o atendimento dos fisioterapeutas, na recuperação muscular dos atletas em competição; a questão de mobilizar sempre que possível a delegação livre para estar nos locais de competição, apoiando e torcendo. Uma série de medidas que foram tomadas desde os primeiros Joguinhos desde que assumimos no ano passado e isso colaborou também no resultados dos Joguinhos desse ano”, enfatizou Mariana.

Ela destaca ainda que o trabalho dos técnicos é mais antigo do que estas mudanças, alguns vêm trabalhando suas equipes há muitos anos. “Mas o que fizemos foi oferecer uma condição melhor para que os resultados pudessem vir e eles vieram”, concluiu a diretora da Fundação.

A dupla Lucas e Pinheiro conquistou o tetra no volei de praia e garantiu o terceiro lugar para Balneário Camboriu na classificaçao geral dos Joguinhos.

Fonte: Página 3