Balneário Camboriú terá nesta temporada mais de 400 agentes trabalhando na segurança ostensiva, entre policiais militares e guardas municipais.

A informação foi dada na noite desta quinta-feira (30) em reunião preparatória para a Operação Veraneio, promovida tradicionalmente pelo Conseg de Balneário Camboriú. O presidente da entidade, Valdir de Andrade, comemorou os números apresentados pelas forças de segurança.

Ele comentou que na primeira quinzena de dezembro o Conseg ainda pretende realizar em parceria com o município uma audiência pública para debater uma situação preocupante na cidade que é a ressocialização de menores infratores, tema que será trabalhado intensivamente em 2018.

O Conseg vai continuar por todo verão com o trabalho de orientação aos turistas dos cruzeiros, através da distribuição de panfletos. O material recomenda certos cuidados para não atrair criminosos.

Polícia Militar

A PM adotará nesta Operação Veraneio uma postura de “exteriorizar” seu contingente. Além do efetivo local de 134 policiais, haverá um reforço de 150 homens, incluindo efetivos especiais como cavalaria e canil.

Serão repetidas algumas estratégias que vêm mostrando resultado como barreiras fixas e móveis, bike patrulha e o policiamento ostensivo com motocicletas. Para isso, a PM já adquiriu motos novas e mais potentes. O objetivo é melhorar esse serviço que tem mostrado eficácia no verão devido à mobilidade.

O policiamento nas praias agrestes e decks, além do preventivo no receptivo aos turistas também estão na lista de prioridades.

Outro foco da atuação serão as barreiras da Lei Seca devido ao elevado número de casos de embriaguez ao volante registrados em Balneário Camboriú. Os Agentes de Trânsito vão atuar em conjunto.

Entre os recursos materiais disponíveis para o verão então 39 viaturas, 20 motos, oito bicicletas, dois quadriciclos, um caminhão e um helicóptero.

GM e Agentes

A Secretaria de Segurança vai trabalhar 100% com os efetivos da Guarda Municipal e dos Agentes de Trânsito. Serão 140 guardas (entre 45 e 60 guardas por dia) e 70 Agentes de Trânsito (divididos em quatro turnos).

O secretário de Segurança, Antônio Gabriel Castanheira, informou que a GM terá o apoio de três cães, quadriciclo fazendo patrulhamento na Praia do Buraco e os tótens, que devem ser instalados antes do Natal.

“Os tótens serão a grande novidade, ajudando na prevenção, orientação e informações a moradores e turistas. Vão otimizar as ações da Guarda e as imagens servirão como subsídio para a Polícia Civil em investigações”, disse.

O supervisor dos Agentes, Luciano Mello, adianta que entre as prioridades estará a intensificação da fiscalização dos ônibus em frente aos hotéis na área central para garantir a fluidez do trânsito. Em vez de três, ficarão oito agentes fixos na Avenida Brasil (entre Alvin Bauer e Rua 1500) onde se concentram os hotéis, desde às 7h15 da manhã.

Os Agentes contarão com dois novos pontos de apoio, um no Bairro dos Estados e outro nas agrestes para agilizar atendimento a ocorrências.

Share This