Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Em reunião decisiva nesta quarta-feira (20), na cidade de Copenhague (Dinamarca), o Júri Internacional do Programa Bandeira Azul aprovou as certificações para Balneário Camboriú. Hastearão a Bandeira Azul na temporada 2018/2019: a Praia do Estaleiro, Estaleirinho e a Tedesco Marina Garden Plaza.

A Bandeira Azul é uma distinção atribuída anualmente pela Fundação para a Educação Ambiental (FEE) a praias, marinas e embarcações de turismo que cumpram um conjunto de requisitos de qualidade ambiental.

“Com a obtenção da três bandeiras, Balneário Camboriú passa a ser a cidade mais azul de Santa Catarina. Tudo isso graças a um trabalho em equipe realizado pela nossa administração”, afirmou o prefeito Fabrício Oliveira.

Além de Balneário, foram concedidos selos para as praias: do Tombo, Guarujá (SP), Praia Grande e Praia de Palmas, Governador Celso Ramos (SC), Praia da Lagoa do Peri, em Florianópolis (SC), Praia de Ponta de Nossa Senhora, Salvador (BA), Praia do Peró, Cabo Frio (RJ) e Praia de Piçarras, Balneário Piçarras (SC).

Próximos passos

O secretário do Meio Ambiente, Ike Gevaerd, comemorou o resultado. Ele lembra que o município está na fase final de preparativos, com a instalação de estruturas como banheiros, lava-pés e um posto guarda-vidas nas praias do Estaleiro e Estaleirinho. Decks e passarelas serão reformados.

O investimento virá da iniciativa privada. Empresas interessadas em apoiar, terão suas marcas divulgadas, e ainda podem entrar em contato, com a Coordenação de Projetos Especiais da Seman.

“Para tanto já contamos com o apoio de empresas e pessoas interessadas no desenvolvimento ordenado da região que já doaram algumas estruturas, aguardamos apenas os procedimentos legais para a prefeitura receber as doações para iniciarmos os trabalhos, que irão começar em outubro”, comentou o secretário.

O projeto de implantação das estruturas do Bandeira Azul não é apenas para este ano, mas até 2020, conforme planejamento que está sendo elaborado pela Semam.

Ações já realizadas

Segundo Gevaerd, no início do ano passado a Semam apresentou ao prefeito a intenção de habilitar as praias para obtenção do certificado de qualidade ambiental no programa Bandeira Azul, o que foi imediatamente aceito.

“A partir daquele momento a obtenção das bandeiras passou a ser prioridade da administração. Na sequência cadastramos as praias na fase piloto e começamos os trabalhos, análise de água, contratação de técnico especialista, com apoio do MPSC, formação do comitê gestor, realização dos diagnósticos, apresentação as comunidades envolvidas, encaminhamento das ações a serem desenvolvidas ao instituto responsável pelo Bandeira Azul no Brasil, aprovação pelo júri nacional, finalizacao do projeto arquitetônico das estruturas, elaboração do projeto de educação ambiental e ontem recebemos a boa notícia que as praias de Estaleiro e Estaleirinho poderão içar as bandeiras em dezembro”, detalhou o secretário.

Na Tedesco Marina

Por Mirella Huelsmann

“O recebimento dessa certificação insere a Tedesco Marina e Balneário Camboriú em um outro patamar de mercado turístico internacional”, avalia Juliana Tedesco dos Santos, Diretora Executiva da marina.

Entre as práticas ambientalmente sustentáveis realizadas na Tedesco Marina estão a coleta das águas de chuva para lavação dos barcos, aquecimento solar das águas dos chuveiros, uso único e exclusivo de estopas retornáveis, coleta seletiva de resíduos em toda a Marina, coleta de pilhas, área verde preservada de mil metros quadrados, caixas separadoras de água e óleo em todo o pátio e o sistema pump out de recolhimento de dejetos das embarcações.

“Hastear esta bandeira aqui em nossa Marina só aumenta nossa responsabilidade de continuar promovendo um turismo ambientalmente sustentável. Gostaria de parabenizar toda a equipe por esta conquista e por trabalhar com seriedade neste sentido”, parabeniza Juliana.

A data para cerimônia de hasteamento da Bandeira Azul na Tedesco Marina será definida pela Fundação Internacional e deve ocorrer em novembro. ” A partir daí, estamos internacionalmente credenciados a receber turistas de todo o mundo que procuram um contato com a natureza exuberante e com sustentabilidade ecológica”, comemora Juliana.