Belezas na região de Balneário Camboriú

Olá meus amigos, fico muito grato em poder apresentar em mais esse canal online, o Camboriu.com.br, os atrativos turísticos que vocês podem conhecer em Santa Catarina. Irei apontar alguns atrativos turísticos e ecológicos que podemos conhecer num pequeno percurso de 40 km saindo de Balneário Camboriú.

Em direção a cidade de Camboriú tem um leque de opções.

Para quem pedala, as estradas que circundam a região rural são perfeitas, eu indicaria a estrada da Encantada e a estrada da Palha.
(Marcos Vinícios Pagelkopf)

A sugestão para a refeição é num legítimo restaurante de chão batido que serve diariamente uma deliciosa comida caseira feita no fogão a lenha, o Restaurante Califas que está localizado no caminho sentido aos Macacos, e se você for explorar a região rural de Camboriú numa segunda feira, você terá a experiência de almoçar no sítio Rancho do Cabeça, que atende ao público somente nas segundas.

Em Camboriú também tem a cachoeira seca, a dos Macacos e a famosa trilha do Pico da Pedra, antiga base militar da Segunda Guerra Mundial, onde a dona Sizinha e o seu Henrique recepcionam os visitantes e zelam pela qualidade do lugar. No sitio você tem a possibilidade de conhecer os atrativos da colônia e deliciar-se da gastronomia e dos produtos fabricados artesanalmente pelo casal, como: queijos, pães caseiros, licores, geleias, ovos e um delicioso e gelado caldo de cana praiana, reservando pode-se almoçar ou esbanjar-se com o maravilhoso café rural, o café da dona Sizinha.

Ainda em Camboriú no final do bairro Rio Pequeno tem a região das Congonhas e o Encano, que é em direção ao Pico da Pedra e a estrada da antiga BR 101, siga a esquerda e vá conhecer Itapema para sentir o sabor das delicias do Garapuvu, no local tem um restaurante que atende em dias específicos e finais de semana, um alambique e duas tirolesas.

Venha conhecer e voar baixo nas tirolesas do Garapuvu, administrada pelo alpinista profissional Wagner Neves que irá proporcionar momentos de muita adrenalina com segurança.

Outra opção é desbravar as trilhas de Porto Belo. Para quem não quer algo tão radical e quer natureza tem as trilhas temáticas na ilha João da Cunha. Agora, para quem quer sentir na pele o atrito do mato, tem as trilhas do Araçá que liga Porto Belo com Bombas e a do Parque Fritz Miller no mirante da Costa Esmeralda.

Em Porto Belo tem o melhor lugar para se mergulhar com acesso por trilhas, nas piscinas naturais no costão do Caixa d’Aço e no Estaleiro.

O melhor de Bombinhas são as praias, o mirante 360 graus e as trilhas ecológicas. Em Zimbros se tem acesso a praia Triste e a da Tainha que é a última da península, Sepultura, Retiro dos Padres e Quatros Ilhas são as que se tem o caminho mais fácil as águas cristalinas desse paraíso.

Em sentido norte de Balneário Camboriú, Itajaí apresenta a praia do Morcego e da Solidão como as mais agrestes. No morcego tem cavernas, vias de escaladas e as perfeitas ondas do canto da Brava, reduto dos surfistas.

Em Itajaí tem também o Parque da Atalaia, praia do Jeremias e a praia da Atalaia, com possibilidade de surf noturno, é uma das únicas praias de Santa Catarina com essa opção.

Penha além do complexo Beto Carreiro, oferece as melhores praias da região e o melhor da gastronomia que é regada a frutos do mar. A praia Vermelha é uma sugestão.

Ainda ao norte em menos de 40 minutos de Balneário Camboriú tem a cidade de Ilhota com uma natureza espetacular, onde você pode fazer a trilha do Baú, ter o contato com a cachoeira do Baú e provar da gastronomia caseira feita também no fogão a lenha no restaurante Eco Trutas, assim fecha com chave de ouro o roteiro de 40 Km na região turística Costa Verde Mar.

Venha explorar essas maravilhas. Essas dicas são no santuário ecológico da Mata Atlântica, se você aventurar-se por essas sugestões não esqueça a consciência ecológica, e se puder além de trazer o seu lixo de volta, recolha o que encontrar no caminho, a natureza agradece.