Filmes em cartaz, ArtHouse

O Circuito de Cinema entra em uma semana com dois filmes franceses e um filme brasileiro. O renomado diretor Philippe Garrel chega com seu último filme “Amante Por Um Dia”, que foi co-roteirizado com ninguém menos que Jean-Claude Carrière. Também segue em cartaz o premiado longa-metragem  “120 Batimentos Por Minuto”, de Robin Campillo, vencedor de quatro prêmios no Festival de Cannes (incluindo o prêmio do júri de melhor filme) e seis troféus no César Awards, o Oscar do cinema francês, incluindo o de melhor filme e o filme brasileiro “Todas As Razões Para Esquecer”, que conta com Jonny Massaro e Bianca Comparato no elenco do primeiro longa-metragem dirigido por Pedro Coutinho.

Amante Por Um Dia

de Phillipe Garrel (Drama – 76 minutos – 14 anos – 2017 – França)**

(29/03 até 01/04 às 20:30)

Foi primorosamente fotografado por Renato Berta que ajuda a criar o clima do filme que apresenta belíssimas cenas de amor e sutilezas de um triângulo amoroso que se estabelece. “Philippe Garrel é sucinto e incisivo, sem, contudo, sacrificar a prevalência de um olhar doce sobre esse trio que vive as dores e as delícias de apaixonar-se, separar-se e, esperançoso, de recomeçar, seja com novos parceiros ou resgatando alguém do passado, mas igualmente sem garantias de felicidade.” (crítica de Marcelo Müller para Papo de Cinema)

Sinopse: Após um duro término de namoro, Jeanne busca abrigo na casa do pai, um professor universitário. Estabelecida, a jovem extremamente abatida pela separação descobre que a nova namorada dele tem a sua idade e, superado o choque inicial, as duas passam a compartilhar segredos.

Trailer: 


120 Batimentos Por Minuto

de Robin Campillo (Drama – 143 minutos – 16 anos – 2017 – França)**

(29/03 e 31/03 às 18:00)

A obra “narra de forma delicada como soropositivos usaram a militância para lutar pela sobrevivência”, mas não se limita a isso, falando também “dos momentos de luta contra as autoridades, dos confrontos internos causados tanto por divergência quanto por estafa mental e física, das demandas específicas dos soropositivos dentro da comunidade LGBT e, não menos importante, da fagulha de prazer em estar vivo que faz com que todos os personagens não desistam da luta” (crítica de Rafael Gonzaga, do site Omelete).

Sinopse: França, início dos anos 1990. O grupo ativista Act Up está intensificando seus esforços para que a sociedade reconheça a importância da prevenção e do tratamento em relação a Aids, que mata cada vez mais há uma década. Recém-chegado ao grupo, Nathan (Arnaud Valois) logo fica impressionado com a dedicação de Sean (Nahuel Pérez Biscayart) junto ao grupo, e os dois iniciam um relacionamento sorodiscordante, apesar do estado de saúde delicado de Sean.

Trailer


Todas as Razões Para Esquecer

de Pedro Coutinho (Drama/Comédia – 91 minutos – 16 anos – 2018 – Brasil)

(30/03 e 01/04 às 18:50)

Em sua última semana de exibição está o brasileiro, o filme de Pedro Coutinho, que acompanha a história de um término de namoro. É um filme “simples, e é exatamente a simplicidade que torna a produção em algo que vale a pena” e “acerta ao mostrar as fases de um término” (crítica de Adriana Izel).

Sinopse: Ao terminar um relacionamento, Antonio (Johnny Massaro) acreditava que não teria dificuldades em superar a ex-namorada. Contudo seus sentimentos não condizem com sua postura, pois à medida que o tempo passa a dor da perda se acentua e paliativos como calmantes, bebidas e aplicativos de pegação se mostram incapazes de dimuní-la.

Trailer