Nelson Oliveira e a arquiteta Branca Garneiro Neves, e da Fazenda, Venicio Monteiro Tomasi e Natanael Miranda

O diretor geral da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Sectur), Nelson Oliveira está representando Balneário Camboriú no ‘Conexão Cidade Empreendedora’, que está acontecendo em Joinville até sexta-feira (11). O evento promovido pelo Sebrae/SC, está capacitando Agentes de Desenvolvimento (AD), que trabalharão no desenvolvimento da gestão pública e na promoção de políticas públicas para pequenos negócios.

Além do diretor da Sectur, participam os servidores da Secretaria da Fazenda Venicio Monteiro Tomasi e Natanael Miranda.

“O papel do AD é agilizar a comunicação entre poder público, Sebrae e empreendedor. É fundamental esta visão global do agente de desenvolvimento, pois ele deve fomentar e articular o setor produtivo da cidade e, assim, gerar o crescimento econômico local”, definiu Oliveira.

Consultoria

O Programa Cidade Empreendedora são 34 soluções que o Sebrae oferece. É uma consultoria de quase dois anos. Balneário Camboriú participa de algumas destas ações, destacadas pelo diretor da Sectur:

*Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) – é o empreendedorismo nas escolas de ensino fundamental;

*Crescendo e Empreendendo, para jovens de 15 a 18 anos em vulnerabilidade social;

*Gestão Compras – é a atualização da lei municipal para que pequenos e microempresários tenham prioridade nas licitações assim como preparar o setor produtivo. “As licitações podem ser uma oportunidade para vender ao municipio. É um problema antigo porque só empresas de fora vendem para nós”, emendou Oliveira.

*Sala do Empreendedor – é uma central de soluções para pequenas e micro empresas. Será inaugurada no próximo dia 17. Segundo o diretor da Sectur três servidores públicos estão sendo preparados para trabalhar no local. “As pessoas poderão ir ali para formalizar seu negócio. As entidades do setor produtivo como Acibalc, Ampe, CDL também poderão ter ali um espaço para atender ou disponibilizar serviços”, observou Oliveira.

Segundo o diretor, que é um AD, uma das principais funções da consultoria Cidade Empreendedora do Sebrae é o combate à burocracia.

“Se conseguirmos evoluir nessa questão vamos quebrar alguns gargalos latentes, relativos à papeladas, processos lentos e às vezes até desnecessários, vai ser muito importante”, disse.

 

Fonte: Página 3