Rock'n Camerata encerra as festividades do aniversário da cidade

O aniversário de emancipação política foi no dia 20 de julho, mas as comemorações que começaram no começo do mês continuam até o próximo final de semana.

Nessa terça e quarta-feira (23/24), a programação seguiu com a sétima edição do Encontro Empresarial, com palestras e homenagens a dois conhecidos empresários da cidade, Moacyr Werner (Camvel) e Júlio Tedesco (Marina Tedesco).

A nona edição do Balneário Saboroso com 33 menus inéditos vem superando a expectativa dos criadores, o Balneário Camboriú Convention Bureau e termina no próximo domingo (29).

Na sexta-feira (27)inicia a Festa do Bonsucesso, na Praça do Pescador com uma série de atividades artísticas, culturais, exposições e boa gastronomia, igualmente diversificada. A festa segue sábado e domingo o dia todo e para encerrar o espetáculo Rock´n Camerata, com a Camerata Florianópolis, no domingo à noite, na Barra.

A reportagem reuniu imagens das festividades que já aconteceram, principalmente as comemorações no dia do aniversário e montou um álbum de fotos. Acompanhe:

*Quarta Avenida

Foto Ivan Rupp

Foto Celso Peixoto

Foto Celso Peixoto

Demorou alguns anos, mas o prolongamento da Quarta Avenida finalmente ficou pronto e foi inaugurado no dia 19. Foi a obra mais importante que a administração entregou nessas festividades. Além de desafogar o trânsito, surgiram novas fachadas, novos espaços comerciais, bem valorizados, mais uma ciclofaixa, parquinhos e um dog park. A festa foi grande e no dia seguinte, o trecho ficou fechado até à tarde como rua de lazer.

*Baile Municipal

Fotos João Souza

O Baile Municipal que não era realizado há quatro anos foi reeditado esse ano, por iniciativa da nova diretoria do Lions Clube BC Centro. Aconteceu dia 19 e toda renda será destinada a entidades assistenciais. Durante o baile, os médicos Jáu Gaya e José Geraldo Simões Florio receberam do presidente do Lions Nelson Oliveira comendas em reconhecimento ao trabalho de mais de três décadas no Lions. Jáu foi o primeiro ortopedista da praia e Geraldo o primeiro pediatra.

*Bolo da 3100


Pela primeira vez a cidade ganhou dois bolos e outra novidade que veio junto foi a distribuição em embalagens adequadas, questão de higiene e prática, que recebeu muitos elogios. Na Rua 3100 o bolo de 54 metros que rendeu 2300 fatias embaladas. Na mesa para efeito de fotos, um bolo menor com a frase ‘Eu amo BC’, que o prefeito cortou e distribuiu. O bolo foi feito pelos alunos do curso de Gastronomia da Avantis. A parte triste da festa bonita: aquelas pessoas enchendo sacolas de plástico para levar bolo para casa…

*Bolo da Barra

Na Praça do Pescador, foi o pessoal do Centro de Treinamento Comunitário (CTC) que fez um bolo de 10 metros que rendeu 600 pedaços e outro menor, de 1mx060m coberto com a logomarca ‘BC 54 anos’ e a imagem da capela centenária de Santo Amaro, toda construída em biscoitos.

*Casamento Coletivo

O dia do ‘Sim’ para 54 casais movimentou o clube Ariribá na tarde do dia 20. Os casais ganharam a roupa, o bolo e um espumante. Também foram sorteadas diárias em hotéis da cidade e peças de enxoval para casa. As noivas ganharam café da manhã, maquiagem, massagem, cabeleireiro (penteados foram feitos pelos alunos do curso de cabeleireiro do CTC) e almoço. Já prontas embarcaram no BC by Bus para chegar ao clube.

*Encontro dos Amigos (Stammtisch)

No sábado, a festa continuou com a tradicional Festa dos Amigos, na beira mar, onde foram instaladas quase 100 tendas com muita distribuição de comida, bebida, música de todo tipo (gauchesca/sertanejo/pagode/samba/rock) e até iluminação baladeira apesar do dia ensolarado. Como sempre, em ano de eleição, um bom e animado corredor para políticos em campanha. Agentes de trânsito, polícia militar e guarda municipal presentes. Como disse um antigo morador, ‘com certo exagero, a guarda municipal desfilando com aqueles baita fuzis em plena festa de amigos…’.

*Festa da Tainha

Organizada pela Associação dos Moradores do Estaleiro a festa foi bem frequentada, a tainha que servia duas, três pessoas por R$ 30 muito elogiada, assim como o churrasco também. Mesa cheia e fila pra comer, sinal de adesão total. No sábado e no domingo, apresentação dos grupos de balé do Grupo de Dança do Estaleiro, nos três níveis (pequenas/médias/adultas).

*Observa BC

Uma nova tendência de turismo, foi apresentada no final de semana em Balneário Camboriú: saídas de barco para observação de aves oceânicas costeiras e pelágicas. Na Barra Sul o Observa BC realizou palestras e oficinas para grandes e pequenos. Os organizadores do ‘Aves Catarinenses’, os biólogos Cristiano Voitina e Carla Cravo aproveitaram o evento para lançar a campanha para escolha da Ave Símbolo de Balneário Camboriú (a votação termina em 15 de setembro no site www.avescatarinenses.com.br e o resultado será divulgado dia 4 de outubro).

*Virada BC


De 19 a 22 de julho durante 54 horas Balneário Camboriú recebeu muitas atividades esportivas (que reuniram mais de mil atletas), culturais e de sustentabilidade em diversos pontos da cidade desde a Barra Sul, passando pela Praça Higino Pio, Praça da Cultura, Praia Central, Maxim e Morro do Careca. Destaque para os shows musicais de vários gêneros, teve dança gaúcha, maracatu; Festival de Alegoria de Voo Livre no Morro do Careca com pilotos que surpreenderam em criatividade com as mais animadas fantasias; Ações de sustentabilidade em parceria com o projeto Keep the Ocean Clean, palestras, limpeza da Ilha das Cabras com voluntários da Associação das escolinhas locais de Surf e Sup; Festival de Longboard/BC Log Festival; Competições de boxe, muay thai, boxe chinês e taekwondo na Arena 1 da Higino Pio e aulas de boxe para crianças do projeto Anjos Sem Asas do 12º BPM; Aula de ioga, aulas kids de Jiu Jitsu e Judô; Programa Maturidade Saudável e muitas competições esportivas. A Virada BC 2018 foi realizada pela Associação dos Desportistas de Balneário Camboriú e Atom Brand Experience.

Fonte: Página 3