A greve dos caminhoneiros atrapalhou o Dia do Desafio deste ano, que acabou sendo transferido para esta quarta-feira (27) em todo o Estado. Organizado pelo Sesc/SC, tem 131 cidades inscritas. É uma competição entre duas cidades e aquela que contabilizar mais pessoas em relação ao número oficial de habitantes, vence o confronto. Este ano tem a categoria do autodesafio, quando a cidade não concorre com outra, mas tenta superar seus próprios números de edições anteriores.

O objetivo é praticar 15 minutos consecutivos de qualquer atividade física. Normalmente as prefeituras organizam atividades em praças públicas. Balneário Camboriú preparava sempre uma programação especial na praça Tamandaré. Mas a prática podia ser feita em qualquer lugar, escolas, academias, empresas, associações, e depois cada representação informava para uma central da prefeitura quantas pessoas haviam participado da prática.

Este ano nada disso vai acontecer. A prefeitura não está participando da organização. Na relação de cidades inscritas do Sesc, Balneário Camboriú aparece como auto desafiante, ou seja, não vai competir com outra cidade.

Segundo a assessoria de imprensa do Sesc de Balneário Camboriú as atividades poderão ser feitas em qualquer local que a pessoa desejar. No Sesc (Avenida Central, 360), vão acontecer atividades internas, como aulões para os alunos que lá frequentam a academia, ginástica laboral para os colaboradores do Sesc e clientes e também vai passar o jogo do Brasil, mais uma oportunidade de ‘mexer-se’ na torcida.

O evento deste ano ficou reduzido e prejudicado pela greve. Por isso não haverá uma central de controle de participantes, como acontecia em anos anteriores, informou a assessoria do Sesc.

Ainda assim, independente de contabilizar participantes, todos estão convidados a praticar 15 minutos de exercício, até porque quem vai ganhar com isso é o próprio participante.

O resultado estará disponível em https://www.diadodesafio.org.br/#cities

O evento

Criado no Canadá, o Dia do Desafio é difundido mundialmente pela The Association For International Sport for All (TAFISA), entidade de promoção do esporte para todos, sediada na Alemanha. É uma campanha de incentivo à prática regular de atividades físicas em benefício da saúde.

O Sesc/SP coordena o evento no Continente Americano desde 2000 e em Santa Catarina a ação é do Sesc em parceria com as prefeituras. O convite à atividade física se estende a todos, envolvendo o poder público de cada cidade, as instituições da sociedade civil, empresas, voluntários locais e os próprios participantes.

Fonte: Página 3