Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Desde 2016 Barra Velha é, por lei, a Capital Catarinense do Pirão. Essa comida, feita com farinha e um caldo quente, é a principal atração da Festa Nacional do Pirão, que será realizada de 5 a 16 de setembro no Centro da cidade. Quem passar pela festa poderá experimentar diferentes versões de pirão.

Dez boxes comercializarão a iguaria e outros pratos típicos herdados dos colonizadores açorianos. A produção e venda é feita por entidades assistenciais da cidade, que aproveitam o lucro para incrementar a renda anual. No cardápio estão opções como pirão d’água, pirão de carne com linguiça, pirão de peixe e pirão de camarão.

A abertura da 22ª Festa Nacional do Pirão será no dia 5 de setembro, às 20h. No palco cultural, o público vai acompanhar apresentações folclóricas como boi de mamão, roda de viola, danças tradicionais de diferentes etnias, além do tradicional concurso “Farinha pouca, meu pirão primeiro”. Na Vila Açoriana, a Fundação de Turismo, Esporte e Cultura de Barra Velha (FUMTEC), em parceria com a Academia de Letras do Brasil de Santa Catarina – Seccional de Barra Velha, vai receber escritores e apresentar poesias e muita música.

A estrutura estará aberta a partir das 11h entre os dias 5 e 9, entre os dias 10 a 14 a festa estará aberta às 18h e nos dias 15 e 16 retorna a iniciar às 11h. Além da gastronomia, a programação conta com apresentações locais, bailes, shows nacionais, exposição de artesanato na mostra “Saberes e Fazeres da Cidade” e uma série de atrações até às 4h da madrugada.

“Estamos organizando cada detalhe com muito carinho para mais uma vez surpreender os visitantes”, diz o presidente da Fundação de Turismo, Daniel Pontes da Cunha.

A expectativa é receber 150 mil pessoas durante a festa, que também tem uma programação paralela. O Rodeio Country, será realizado nos dias 14, 15 e 16 com montaria em touro, palhaços, show pirotécnico e o melhor: a entrada é gratuita. Já o 1º Encontro de Jipes (8h saída da festa do pirão) e o 6º Encontro de Trilheiros Pirão na Lama será no dia 9 de setembro, em frente à Igreja São Cristóvão.

A entrada da festa é gratuita para a Vila Açoriana, rodeio, praça de alimentação, parque de diversões e o palco cultural. Dois shows nacionais também terão entrada franca: o do Milionário e Marciano e do Marcos Paulo e Marcelo. Os outros shows terão ingresso pago.

A Festa Nacional do Pirão é uma realização da Prefeitura de Barra Velha, por meio da Fundação de Turismo, Esporte e Cultura. A organização é da Drial Eventos.

Shows nacionais

  • 5/9 (quarta) 0h30min: Milionário e Marciano com entrada gratuita
  • 6/9 (quinta) 2h: João Neto e Frederico + Bruno Scandalli do Programa do Ratinho
  • 7/9 (sexta) 1h: MC Kevinho + Turma do Pagode
  • 8/9 (sábado) 2h: Marcos e Belutti + Igor Ferraz
  • 9/9 (domingo) 22h: Jorge e Mateus + Tchê Chaleira
  • 14/9 (sexta) 1h: Marcos Paulo e Marcelo com entrada gratuita
  • 15/9 (sábado) 2h: Simone e Simaria
  • 16/9 (domingo) 18h: Soyre Banda Explosão + Banda Legal

OBS: horários sujeitos à alteração. Os ingressos para o espaço dos shows estão sendo vendidos pelo site www.ingressonacional.com.br. Os shows de quarta (5/9), com Milionário e Marciano, e de sábado (14/9), com Marcos Paulo e Marcelo, têm entrada gratuita.

Serviço

O quê: 22ª Festa Nacional do Pirão
Quando: de 5 a 16 de setembro
Onde: Rua Paraná, 913, Centro de Barra Velha (SC) – lado do Ginásio de Esportes
Ingressos: entrada gratuita para a maioria das atrações, com ingressos pagos somente para alguns shows nacionais
Informações: (47) 3446-1231

Fonte: Oficina das Palavras