Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

O fotógrafo Flávio Fernandes, de BC, lança nesse sábado (3) “Rodar do Engenho”, seu primeiro livro de fotografias. O lançamento será às 19h30, na Praça do Pescador, na Barra, durante o Sarau da Tainha.

O modo de fazer a farinhada foi retratada em quase uma centena de imagens, captadas na praia de Taquaras, onde está o único engenho de farinha ativo de Balneário Camboriú. As fotos são em preto e branco, e trazem personagens, a passagem da tradição para as outras gerações, artefatos e objetos utilizados, e o dia a dia do saber e fazer farinha.

O texto da pesquisadora Marina Teté apoia as fotos e explica um pouco a maneira de fazer farinha artesanal, um patrimônio cultural e histórico de toda a região açoriana.

“A importância de um engenho de farinha é mais significativa quando se compreende todo o processo que envolve essa atividade, e isso inclui as técnicas do saber. O cultivo da mandioca, a produção artesanal da farinha, sua transformação em alimento, e todos os rituais comunitários envolvidos no processo.”

Durante o lançamento haverá um bate-papo com o autor, Flávio Fernandes, e a pesquisadora Marina Tété. Haverá exemplares para distribuição gratuita.

Flávio mora na Praia do Estaleiro e é um dos proprietários do estúdio Brasil Imagens. O livro foi um projeto da Lei Municipal de Cultura – LIC.

Saiba mais sobre o projeto aqui.