Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

A Associação Ginástica na Praia Professor Husadel está em festa esta semana, porque na quinta-feira (5) comemora 40 anos de atividades.

O grupo criado em 5 de julho de 1978, tem hoje quase uma centena de associados e reúne-se de segunda a sexta, das 8h às 9h, na altura da Rua 1300, próximo ao posto de salva-vidas, para suas sessões de exercícios. Alguns comparecem três vezes por semana, outros duas e tem os que nunca faltam.

Além da ginástica na areia, eles participam do centro de convivência, fazem bingo, campeonatos de malhas e muitas viagens.

Nos últimos oito anos, a professora Fátima Falchini está no comando das atividades e para comemorar a data, tem uma agenda especial esta semana.

“Vamos iniciar a semana de comemorações com fotos oficiais no horário da aula. Na quarta-feira haverá um campeonato de malha, em frente à praça Tamandaré. Na quinta-feira, um aulão com os três grupos de ginástica na praia, das 8h às 9h, em frente à rua 1300. Aberto para quem quiser participar. Depois nos reuniremos em um almoço festivo no restaurante Dom Alberto”, disse a professora.

Benefícios

Ela considera fundamental uma atividade física nesta idade.

“Os benefícios são muitos. Desde a parte física, saúde do corpo até a parte psicológica, saúde mental. Os idosos que participam destas atividades acabam encontrando um pacote de vantagens. Se exercitam, fazem amizades, desfrutam de atividades recreativas como passeios, bailes, eventos variados. É comprovado que muitos deixam de tomar remédios antidepressivos em função das atividades e amizades que fazem nos grupos que participam”, detalhou Fátima.

Ela lembrou que o Programa Maturidade Saudável, que a Fundação Municipal de Esportes (FMEBC) oferece atua em todos os bairros com aulas de ritmos, ginástica, vôlei e handebol adaptado.

“Mas mesmo assim atinge um número menor que o esperado. Muitos infelizmente ainda preferem ficar dentro de suas casas, muitas vezes sozinhos, sem fazer qualquer atividade diferente, o que fortalece sentimentos como depressão e pode causar muitas doenças”, disse a professora.

Husadel

Oswaldo Husadel, catarinense de Biguaçu, foi professor de Educação Física no colégio Agrícola de Camboriú. Depois que aposentou-se, começou a praticar exercícios na areia da praia de Balneário Camboriú, onde morava. Sempre tinha companhia, mas o grupo era pequeno. Com o tempo foi ganhando mais adeptos e até turistas se interessaram em participar.

Dali surgiu o grupo Ginástica é Saúde e anos mais tarde mudou o nome para Associação de Ginástica na praia Professor Husadel. Ele tinha conhecimento e prática e motivava as pessoas a participar. Era uma pessoa alegre e brincalhona.

Com 85 anos ele recebeu o título de Cidadão Honorário da Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú e o título de Personalidade Destaque do Rotary Club de Balneário Camboriú. O centro olímpico construído no Bairro das Nações ganhou o nome de Centro Esportivo Professor Oswaldo Husadel.

Ele faleceu em novembro de 2004.

 

Fonte: Página 3