O projeto Jam Session no Mercado Público de Itajaí terá dois dias de muita música instrumental nesta semana. Na quinta-feira (14) se apresentam no espaço cultural o guitarrista Wslley Risso e o baixista Rafael Calegari. Já na sexta-feira (15), a noite será comandada pelo músico e professor Arnou de Melo. Os eventos iniciam às 21h e têm entrada gratuita. A iniciativa conta com apoio da Lei de Incentivo à Cultura de Itajaí.

O guitarrista Wslley Risso o baixista Rafael Calegari, de Florianópolis (SC), abrem a primeira noite de Jam Session em grande estilo, com muito jazz e música autoral catarinense.

Compositor, arranjador e guitarrista, Wslley Risso atua também como professor de música e guitarra elétrica há mais de dez anos, além de desenvolver trabalhos em diversas formações instrumentais, como duos e trios. Gravou três vídeos-aula sobre harmonia e improvisação pela Editora Hélio Cortez. Arranjou e produziu CDs de artistas de Florianópolis e de Santa Catarina e lançou o CD autoral “Verdades Wslley Risso”.

Já Rafael Calegari é graduado em Música pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Compositor, arranjador e contrabaixista, acompanhou artistas consagrados da música brasileira, como: Luiz Melodia, Elza Soares, Sandra de Sá, Paula Lima, Luciana Melo, Max de Castro, Jorge Vercilo. Também possui trabalhos autorais e em conjunto com outros músicos em Santa Catarina.

A abertura do show ficará por conta da banda base do projeto, composta pelos músicos Anderson Gandin (piano), Felipe José Dias (baixo), Micael Graciki (guitarra) e Rafael Vieira (bateria). O baixista Marcos Archetti também participa do evento na quinta, pois na última Jam Session, no dia 23 de novembro, seu voo atrasou e ele fez apenas uma participação especial no show.

Música instrumental peixeira

Na sexta-feira, a abertura da Jam Session fica por conta do Quarteto Oásis, composto por Randerson Gama (sax), Josias Pimentel (guitarra), Cleiton Ricardo (baixo) e Junior Denker (bateria). Em seguida, sobe ao palco do Mercado o instrumentista Arnou de Melo, apresentando seu trabalho autoral e standards de jazz e música brasileira.

Natural de Itajaí, Arnou de Melo é contrabaixista, compositor e produtor musical. Formado pelo BIT – Bass Institute of Technology do MI – Musicians Institute de Los Angeles, Califórnia, em 1990, recebeu o prêmio de “Outstanding Student of the Year”. Músico há mais de 40 anos, começou sua carreira profissional aos 17 anos e já tocou em vários países. Atualmente, se dedica a produção e difusão da música instrumental, além de ministrar aulas no Conservatório de Música Popular de Itajaí.

Após os shows de quinta e sexta-feira, o palco do Mercado Público fica aberto para que músicos e convidados se apresentem e deem canjas na Jam Session.

Valorização da música instrumental

Com o objetivo de contribuir para a formação cultural de Itajaí surgiu, em 2016, o Projeto Jam Session no Mercado. A iniciativa visa realizar apresentações musicais para fortificar um ponto cultural importante da cidade, o Mercado Público de Itajaí, além de difundir a música brasileira e o jazz para novos músicos da comunidade. O projeto tem apoio da Lei de Incentivo à Cultura de Itajaí, Fundação Cultural de Itajaí, Rogério Philippi, Univali, Escola de Música Arte Sonora e os restaurantes Mercado Velho, Empório Gourmet e Café Democrático.

Ao todo, serão realizadas cinco jam sessions durante o ano. A primeira delas teve como convidado o músico Ricardo Capraro é a segunda o baixista Marcos Archetti. Já passaram pelo projeto os músicos Ana Paula da Silva, Alegre Corrêa, Rafael Calegari, Eliéser de Jesus, Bruno Moritz, entre outros.


Serviço:

O que: Jam Session no Mercado com Wslley, Rafael Calegari e Arnou de Melo
Quando: 14 e 15 de dezembro, às 21h
Onde: Mercado Público de Itajaí
Como: Entrada gratuita

Fonte: Maikeli Alves