Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Por ​Camila Gonçalves

​Com o espetáculo teatral “Esse Corpo Meu?”, o Ocupação Itajaí Criativa levanta o tema da identidade de gênero e os padrões de moda e beleza impostos pela sociedade. A peça será apresentada gratuitamente nos dias 21 e 22 de julho, às 20h, na Itajaí Criativa – residência artística.

A obra é uma coprodução da Téspis Cia de Teatro, de Itajaí, com a Periplo Compañia Teatral, de Buenos Aires. No domingo, dia 22, o diretor argentino Diego Cazabat comandará um bate papo sobre a peça logo após a apresentação. Os ingressos começam a ser distribuídos com uma hora de antecedência do espetáculo.

“Em ‘Esse Corpo Meu?’,o texto-pensamento flutua em voz off sobre a dança dos corpos de Reinert e Denise, que transitam diálogos não-verbais e olhares que dizem muito. A dupla atira-se de peito aberto. Seus corpos-narradores frequentemente vêm do fundo para a boca de cena”, elogia o renomado crítico cultural e jornalista Valmir Santos.

A programação de julho ainda conta com a leitura encenada do texto “Suéter Laranja em Dia de Luto”, escrito por André Felipe (Florianópolis/SC). Será dia 20 (sexta-feira), às 20 horas. Os espectadores podem trazer uma garrafa de vinho para degustar enquanto assistem a leitura, que será seguida por um bate-papo sobre o texto e a dramaturgia contemporânea. Para conferir todas as atrações do Ocupação, acesse www.itajaicriativa.com.br

Sobre a peça

De forma bem-humorada, “Esse Corpo Meu?” brinca com os padrões sociais impostos como modelos de beleza e de comportamento “adequados” para homens e mulheres. Discute a busca incessante pela dita “perfeição” corporal e ainda aborda questões relacionadas à transexualidade, quando para os personagens viver em seu próprio corpo torna-se estranho. A linguagem é performática e dinâmica, valorizando o trabalho corporal dos atores, com impacto musical e textos apenas em off.

Com atuação da atriz Denise da Luz e do ator Max Reinert e direção do argentino Diego Cazabat, “Esse Corpo Meu?” foi estreado em 2014. O espetáculo já foi contemplado com o Edital Iberescena, um programa de fomento criado pela Cúpula Ibero-americana de Chefes de Estado e Governo, e pelo Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura, conferido pela Fundação Catarinense de Cultura.

Sobre Ocupação Itajaí Criativa

A Téspis Cia de Teatro lança a programação especial em 2018 “Ocupação Itajaí Criativa” para celebrar os 25 anos da companhia e os 30 anos de carreira de um de seus fundadores, a atriz Denise da Luz. Neste ano comemorativo, a Itajaí Criativa – Residência Artística abre as portas para uma programação totalmente gratuita. Serão 20 atrações artísticas sobre teatro e cinco leituras encenadas.

A programação vai até dezembro, conta com apresentações para todas as idades e está disponível no site do espaço cultural: www.itajaicriativa.com.br. Os agendamentos para levar turmas de estudantes nas apresentações e inscrições para os workshops podem ser feitas pelo e-mail itajaicriativa@gmail.com. A Itajaí Criativa – Residência Artística é ponto de encontro de diversos artistas e seus públicos. Um espaço cultural fundado em 2016 no centro de Itajaí, num casarão tombado como patrimônio histórico localizado no número 222 da Rua Dr. Pedro Ferreira.

SERVIÇO | Programação de Julho

O que: Leitura Encenada do texto “Suéter Laranja em Dia de Luto”
Quando: 20 de julho, às 20h
Quanto: Gratuito (Ingressos distribuídos uma hora antes do início do espetáculo)
O que: Espetáculo “Esse Corpo Meu?”

Fonte: Página 3