Prefeito Morastoni com Luciana Andréa, Roberta Ruthner (Coordenadora Nacional do programa Cidades Lixo Zero) e seu assessor de Planejamento, Auri Pavoni, em Brasília.

O prefeito de Itajaí Volnei Morastoni e o superintendente da FAMAI Victor Silvestre foram convidados pela organização do Cidades Lixo Zero, que está acontecendo em Brasília, para falar sobre o case de Itajaí como a primeira cidade da América Latina a aderir o compromisso voluntário com a campanha ‘Mares Limpos’ da ONU Meio Ambiente, durante a Volvo Ocean Race.

Nesta sexta-feira (8), último dia do congresso, eles apresentarão os compromissos firmados com a ONU e as estratégias de Itajaí para atendimento destes compromissos.

Entre os compromissos assumidos, Itajaí se propôs a trabalhar em conjunto com os municípios vizinhos para construção de uma política regional de redução do lixo marinho e já na próxima sexta-feira (8) em Piçarras, durante o seminário regional ‘Oceano sem Plástico’ os municípios da AMFRI, também irão aderir à campanha Mares Limpos, sendo já um primeiro passo para construção dessa política regional, em menos de dois meses da assinatura do compromisso por Itajaí.

Além disso, a cidade se comprometeu a reduzir o consumo de descartáveis na administração pública, fomentar a iniciativa privada para adoção de práticas sustentáveis e levar a informação sobre problemática relacionada ao lixo marinho para a população.

Fonte: Página 3