Foto: Ivan Rupp

O prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira, reuniu integrantes do Comitê de Crise, criado pelo Gabinete do Prefeito, na tarde desta terça-feira (29), para atualizar a situação dos serviços municipais e traçar as ações dos próximos dias, para manter o atendimento à população e garantir os serviços essenciais.

Dentre as mudanças, está a redução da frequência dos serviços de coleta de lixo e o cancelamento das aulas da Rede Municipal desta quarta-feira (30). Na sexta-feira (01), o prefeito decretou ponto facultativo em Balneário Camboriú. O abastecimento no posto autorizado pela Administração, também foi organizado.

“Todo nosso esforço é para manter o serviço público municipal funcionando da melhor maneira possível nesse momento, especialmente os serviços essenciais. Temos feito reuniões de avaliação, todos os setores são acompanhados e temos buscado soluções para as dificuldades que tem ocorrido”, disse o prefeito, Fabrício Oliveira

Com a continuidade da paralisação dos caminhoneiros, veja como ficarão os serviços públicos nesta terça-feira (29):

Saúde:

O Pronto Atendimento da Barra e o SAMU estão funcionando normalmente. As Unidades Básicas e Especializadas de Saúde seguem abertas nesta quarta-feira, com realização das consultas agendadas, acolhimento e vacinação. Situações pontuais podem ocorrer, prejudicando o fluxo de atendimento.

No Hospital Municipal Ruth Cardoso, as cirurgias eletivas foram suspensas temporariamente. A alimentação está sendo fornecida apenas para os pacientes, para acompanhantes de crianças e para os profissionais que trabalham turnos de 12 horas. O Município fez compra direta, garantindo o fornecimento de hortifrúti até a próxima terça-feira e de gás de cozinha para mais uma semana. Serviço de lavanderia segue sendo realizado, porém com economia no uso das roupas.

Consultas ambulatoriais e tratamentos fora do domicílio estão sendo realizados.

Educação:

A Secretaria de Educação comunica que ainda em razão da paralisação dos caminhoneiros, estão suspensas as aulas desta quarta-feira (30). Na quinta-feira (31) será feriado e na sexta-feira (01) decretado ponto facultativo.

O Município irá avaliar durante o fim de semana, a possibilidade de retorno das aulas na segunda-feira (04). Pais e alunos devem ficar atentos aos comunicados emitidos no site e redes sociais da Prefeitura de Balneário Camboriú.

Da rede Estadual, não haverá aula nesta quarta-feira na EEB Ruizélio Cabral, no Bairro Nova Esperança.

Coleta de Lixo:

A partir desta quarta-feira (30) o serviço de coleta de lixo em Balneário Camboriú sofrerá alterações. Para que a coleta não seja suspensa, será reduzida a frequência do recolhimento.

Nos locais onde a coleta é feita nas segundas, quartas e sextas-feiras, será feita somente nas segundas e sextas-feiras. Onde a coleta é feita nas terças, quintas e sábados, passará a ser realizada nas terças e sábados. No Centro, a coleta que era diária, ocorrerá em dias alternados (dia sim/dia não). As coletas hospitalar e seletiva seguem normais.

A Ambiental solicita à população para que não coloque o lixo nas ruas fora dos dias de coleta, evitando que as sacolas se rasguem e sujem as ruas e calçadas. Também solicita que a separação entre o lixo orgânico e o reciclável seja feita de maneira correta.

A empresa também reduziu a frequência dos serviços de roçada, capina mecanizada e limpeza mecânica noturna nas praias.

Transporte público:

A Expressul conseguiu reabastecer os veículos. O combustível permitirá que a empresa siga atendendo a população, com horário de domingo, durante esta semana.

Segurança:

Guardas Municipais, Agentes de Trânsito e Defesa Civil atuam normalmente.

EMASA

A Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA) solicitou nesta terça-feira (29), escolta da Polícia Militar, para buscar produtos químicos para o tratamento de água na cidade de Palmeira (perto de Otacílio Costa). Com esses produtos, o abastecimento de Balneário Camboriú e Camboriú estão garantidos por duas semanas, dependendo das condições climáticas. Por não saber até quando persistirá esta situação, a Autarquia Municipal solicita ainda que moradores das duas cidades economizem água.

Dúvidas e informações podem ser solicitadas através do 0800 643 6272.

Abastecimento de veículos oficiais e autorizados:

Na última sexta-feira (25), a Administração Municipal conseguiu 25 mil litros de gasolina e 5 mil litros de diesel para abastecer os veículos utilizados para serviços essenciais. Os demais carros da Administração, foram abastecidos antes da paralisação e estão sendo utilizados de forma restrita e consciente. Na reunião com o Comitê de Crise desta tarde, ficou determinado que poderão ser abastecidos no Posto que fornece combustível para Prefeitura:

– veículos oficiais das Secretarias de Saúde e Segurança, SAMU e Corpo de Bombeiros;
– Saúde: médicos, enfermeiros e funcionários do Hospital Ruth Cardoso e PA da Barra (mediante lista prévia com nome e placa dos veículos autorizados pela Secretaria de Saúde);
– Segurança: Guardas Municipais que residem fora do Município e Agentes de Trânsito (também mediante lista prévia com nome e placa dos veículos autorizados); os GMs em serviço que residem em Balneário e os Guardas Patrimoniais serão transportados pelo ônibus da Secretaria de Segurança em pontos de embarque e desembarque pré estabelecidos;
– Caminhões e veículos da Ambiental, empresa responsável pela coleta de lixo na cidade, também serão abastecidos para que o serviço seja mantido.

A Administração Municipal destaca que fora esses veículos autorizados, todo abastecimento que vier a ocorrer é de inteira responsabilidade do posto de combustível.

Obras e COSIP:

Desde segunda-feira (28), a Secretaria de Obras e a COSIP estão trabalhando em sistema de emergência, resolvendo as demandas mais graves e urgentes.

Fundação Cultural:

A Biblioteca Pública Municipal Machado de Assis, o Arquivo Histórico e a Casa Linhares não abrirão nesta quarta-feira (30).

Programa ABRAÇO

As visitas de rotina foram suspensas temporariamente. Somente visitas de emergência estão sendo realizadas. O atendimento do programa na Secretaria da Pessoa Idosa segue normal.

Informações da Prefeitura de Balneário Camboriú