Maiores de 60 interessados em retornar ao mercado de trabalho e empresas que desejam contratar essa mão de obra, poderão procurar a secretaria da Pessoa Idosa para elaborar currículos e cadastros respectivamente.

Esta é a proposta do Programa 60+ no Mercado de Trabalho, que a prefeitura, através da secretaria da Pessoa Idosa, lança na manhã desta quinta-feira (5), na sede da Câmara dos Dirigentes Lojistas.

A secretária da Pessoa Idosa, Christina Barichello disse que a iniciativa pretende responder a uma queixa bem comum entre idosos: a dificuldade de manter o padrão de vida com sua aposentadoria.

“Fizemos uma pesquisa e percebemos que no último censo, o IBGE registrou 4,5 milhões de idosos empregados no país. A tendência é esse número crescer cada vez mais, enquanto a economia estiver ruím. Ainda mais agora com a possível mudança na lei da Previdência”, disse Christina.

Na mesma pesquisa para fazer o projeto, ela verificou que muitas empresas estão apostando na terceira idade para compor sua força de trabalho.

“E até incentivam a contratação porque existe um diferencial, porque são pessoas mais atenciosas, levam mais a sério o trabalho, já passaram por tantas situações na vida que faz com que elas tenham um empenho maior no serviço”, continua a secretária.

Essas observações junto com as pessoas que frequentam a secretaria da Pessoa Idosa e muitas delas com formação, formataram o projeto, que foi um pedido do prefeito Fabrício Oliveira.

“Sabemos que a função cotidiana melhora bastante a auto estima, portanto ajuda em um envelhecimento saudável. O fato dele trabalhar já é um gasto energético maior, vai ajudar a renda e vai fazer ele se sentir melhor. Basta verificar que aqui em Balneário Camboriú os maiores investidores, donos de empresas tem mais de 60 anos, é um belo exemplo”, afirmou Christina, dizendo que está com grande expectativa com relação ao novo programa.

O programa será uma parceria com a CDL e com a empresa Seno RH, de contratações na área de recursos humanos, mas Christina enfatizou que qualquer empresa que se interessar pelo programa, será benvinda.

Como fazer

O idoso procura a secretaria, onde será atendido por um psicólogo, que vai verificar sua vocação, disponibilidade de horário, em que área gostaria de atuar e irá ajudar na elaboração de um currículo.

Este currículo será encaminhado para as empresas interessadas. Estas também devem manifestar seu interesse, procurando a secretaria para fazer um cadastro das vagas que disponibilizam.

A Secretaria da Pessoa Idosa fica na Rua 1822, nº 614 e atende das 7h às 18h. O CDL fica na Rua 902, nº 530. Telefone: 3261-5300.

Fonte: Página 3